07 novembro 2017

que mal pergunte

O que é a Websummit? É que estive a ver algumas imagens da abertura do evento que contou com o Primeiro-Ministro, o Presidente da Câmara de Lisboa, com António Guterres e com a participação surpresa do físico Stephen Hawking e não percebi. Para além do enorme show off e aparato tecnológico, o que aconteceu? Milhares de participantes com bilhetes a 1500 euros (?!), muitas caras larocas e sorridentes selfies, para quê e porquê? Depois ouvi o nosso Primeiro dos ministros falar inglês e não quis acreditar... depois ouvi Fernando Medina, com um enorme sorriso, afirmar: "Há 500 anos foram os navegadores, hoje são vocês: os empreendedores" e comecei a rir desbragado, enquanto mudava de canal.
Websummit o que significa? Quer dizer propriamente o quê? Alguém me explica como se eu fosse muito anacrónico, atávico e misantropo? Palavras (e adjectivos) estas tão bonitas por comparação com este newspeak geek, nerd e aparvalhado - veja-se a cara de felicidade aparvalhada nos rostos daqueles que por lá andam, tais quais crentes de uma qualquer seita religiosa, quiçá pelas ilusões virtuais que por lá são vendidas. Desculpem-me os crentes, mas quanto mais sei sobre estes eventos, cuja mais-valia se resume à dinâmica turística e hoteleira da cidade de Lisboa, mais realizado me sinto ao dedicar o meu tempo e saber a perscrutar e indagar sobre o passado e aqueles que, de uma forma ou outra, conseguiram deixar a sua marca, o seu trabalho, nessa linha invisível e sem fim, à qual chamamos tempo.

Sem comentários: