02 outubro 2017

as minhas autárquicas

Os meus interesses, não no sentido de qualquer benefício pessoal, mas sim no sentido das minhas preferências e, acima de tudo, no sentido das disputas eleitorais locais que me importavam, situavam-se no quadrilátero entre Valadares, Vila Nova de Gaia, Bragança e Vinhais.
Naquilo que foram as primeiras eleições autárquicas deste século nas quais não participei, tal como já aqui referi, foi com alguma ansiedade e enorme expectativa que aguardei até bem perto das quatro da madrugada, por todos os resultados finais que me importavam. Em relação ao cenário nacional não me vou pronunciar, apenas referir que fiquei satisfeito, grosso modo, com o resultado final, pois interessa-me muito mais partilhar os meus sentimentos relativos ao referido quadrilátero geográfico.
Em Valadares, onde sou cidadão-eleitor, venceu com maioria absoluta o actual presidente, que é um dinossauro com várias dezenas de anos de exercício autárquico em Gulpilhares e, agora também, em Valadares. O agora candidato do PS, depois de já ter sido candidato independente, do PSD e do PS, não mereceu o meu voto, pois mantive a minha lealdade partidária. Contudo fiquei satisfeito que tivesse ganho, principalmente, pela candidatura adversária do PSD, encabeçada por alguém que apenas direi merece todo o meu desprezo enquanto cidadão.
Em Vila Nova de Gaia o resultado ainda foi mais expressivo e Eduardo Vitor Rodrigues, candidato do PS e actual presidente de Câmara, atingiu uma enormíssima votação, derrotando clamorosamente o seu candidato adversário do PSD. No concelho de Vila Nova de Gaia, o PSD foi varrido da presidência das Juntas de Freguesia, nem uma só ficou nas mãos dos sociais democratas, o que não deixou de me alegrar a amígdala. Humilhação total e completa. Fiquei satisfeito. Resta referir que apesar do meu candidato, o Renato Soeiro, não ter conseguido ser eleito para a vareação, a candidata do BE à assembleia de freguesia de Gulpilhares-Valadares conseguiu ser eleita pela primeira vez. Muito bom.
Em Vinhais o meu desejo era que o PSD conseguisse derrotar o PS. Não aconteceu por apenas 78 votos. Lamento pois era imperioso remover da Câmara Municipal todo o caciquismo, toda a clientela que por lá existe há décadas. Sem ter qualquer simpatia pessoal com o candidato Laranja, a minha proximidade a alguns dos membros das suas listas, garantiam-me honestidade e seriedade mais do que suficiente para desejar a vitória do PSD/CDS-PP. Muito mau.
Em Bragança, mais do mesmo! Vitória claríssima e esmagadora do PSD. PS apenas consegue eleger dois vereadores e três presidentes de Juntas de Freguesia (em 39 possíveis). A surpresa da noite e para grande espanto, alegria e regozijo meu, foi a eleição de dois membros do BE, pela primeira vez, para a Assembleia Municipal. Passámos a ser a terceira força partidária aí representada. Excelente.
Estas foram as minhas eleições autárquicas, nos locais que fazem parte da minha cidadania, da minha existência sentimental.

Sem comentários: