17 abril 2017

mediascape: omnipresente

Sim, estou a falar de Marcelo Rebelo de Sousa... quer dizer, desculpem, estou a falar do Presidente da República Portuguesa. Impressionante, ele está em todo o lado, conseguindo mesmo bater os recordes do nosso mediático emplastro.
Agora, noutro registo: É isto ser Presidente da República? Eu pergunto, porque nunca vi nada igual. Eu pergunto, porque a experiência anterior foi traumaticamente oposta. Eu pergunto, porque a memória já me falha ao tentar recordar a praxis dos seus precedentes. Eu pergunto, porque eu até simpatizo com a figura (na altura devida, não o considerei a pessoa indicada para o cargo).
Noutro registo ainda: O homem vai a todas, não perde uma oportunidade... quer estar ao lado de todos e cada um dos portugueses nas suas horas mais aflitas.
Ainda, registo outro: a sua omni-presença começa a ser exagerada. Tem-se revelado um interprete popular na sua magistratura e, por contraste com o seu antecessor, todos nós simpatizámos com ele, mas tudo tem os seus limites e Marcelo Rebelo de Sousa, parece-me, ainda não conseguiu distinguir bem os limites entre os diferentes papeis sociais que desempenhou e desempenha.
Lamento dizê-lo, mas o seu "reinado" será, assim, fácil e recorrentemente caricaturado e ridicularizado.

Sem comentários: