21 abril 2017

ainda é assim

Está a aldeia repleta de seus filhos, reunidos em Páscoa. Tentando manter os ritos tradicionais católicos, cumprem-se as deambulações entre a igreja, a procissão e a visita pascal, momentos que esgotam largas horas da manhã e ameaçam as da tarde, obrigando as impacientes cozinheiras a manterem os leitões, os borregos e as vitelas, mais algum tempo ao lume para não arrefecerem.
Por fim, a hora do fausto manjar em família. Saboreiam-se as melhores carnes, bebem-se bons vinhos e, por último, apreciam-se as abundantes doçarias e sobremesas que rapidamente substituem, na mesa, as travessas dos despojos da refeição. Como se gosta tanto de açúcar, confirmando o velho dito de que é doce e bom porque não amarga.
Depois disto, larga tarde para conviver com família e amigos, rever velhos companheiros, ir até ao café e partilhar aventuras das andanças de cada um, entremeadas por tragos de vinho ou cerveja, ou ainda jogar às cartas para quem perder pagar os consumos efectuados.
Ao pôr do Sol, o regresso a casa para o jantar, normalmente, para acabar com a comida que sobrou do almoço. Mais tarde, ou na manhã seguinte, é hora de regressar às vidas das diásporas e do quotidiano, projectando sempre o próximo regresso ao lugar que os viu nascer.

Sem comentários: