24 janeiro 2017

uma década

Dez anos. Tanto tempo.
Aqui estamos a assinalar uma década de existência do meu, nosso, apurriar. 
Quando a ideia surgiu e, depois, se materializou, jamais se imaginou esta duração, esta permanência. Seria o que fosse... Agora que aqui estamos, ao retroperspectivar, percebo a dimensão do que está realizado: a quantidade de textos, imagens, filmes e outros, que fui amealhando dia após dia, ano após ano, nem sempre com a melhor verve, nem sempre capaz de comunicar, mas sempre com o propósito de registar, de manifestar, aquilo que considerei merecedor de umas poucas palavras. Ao reler toda essa produção de dez anos, percebe-se o registo pessoal, muitas vezes confessional, de seu autor. Sendo um blogue pessoal, será compreensível que se enquadre num ambiente diarístico, onde se manifesta um determinado perfil pessoal, psicológico e profissional.
Não entendo este momento como um fim, mas sim e apenas, como um pequeno marco na vida do blogue e, consequentemente, na minha vida. Por isso, aquilo que foi planeado para o dia de hoje, nada mais será do que, considero eu, uma devida e merecida celebração. A reunião de alguns textos em livro, pareceu-me a forma mais óbvia de assinalar a data e, para além disso, a produção deste livro permitirá a recuperação de alguns textos mais antigos, sua revisão e, depois, partilha com outros leitores. Sem qualquer ambição literária, comercial ou pessoal, esta partilha visa chegar, apenas e só, a todos aqueles que fizeram e fazem parte do meu apurriado universo. Por outro lado, terei que o reconhecer, este registo em livro é também a consequência da minha perene desconfiança das imaterialidades virtuais. Tal como já aqui escrevi, a certeza que tenho é que o suporte papel é fiável (tem dado seculares provas), é durável e conseguirá sempre chegar ao depois de mim. 
Tal como sempre aqui se afirmou, não há compromisso ou promessa para o futuro, apenas e só a declaração de disponibilidade para, por livre, espontânea e prazerosa vontade, prosseguir caminho e ir registando a vida possível e anotando o tempo que por nós passará.
Muito e muito obrigado.
O bloguer e autor

Sem comentários: