20 novembro 2016

literato ímpar


Foi a propósito da biografia de Luiz Pacheco, sobre a qual há dias escrevi aqui, que conheci a figura de Vitor Silva Tavares, editor da &etc e conhecedor profundo do universo literário da segunda metade do século XX em Portugal. Desde então tenho andado frenético a descobrir, através dessa maravilhosa ferramenta chamada youtube, todo o material que existe onde ele intervém.
Para além de ter testemunhado os meandros da cena literária de todo esse período histórico e ter privado com os maiores nomes da nossa literatura, entre os quais Natália Correia, Mario Cesariny de Vasconcelos, Luíz Pacheco, Herberto Helder, José Cardoso Pires, Almada Negreiros e João Cesar Monteiro, entre outros, impressionou-me a perspectiva do seu pensamento, liberto das amarras e constrangimentos da indústria do livro, da sua capacidade e facilidade comunicacional e, principalmente, da sua independência e liberdade, num espírito rebelde e anarca.
Vitor Silva Tavares faleceu em 21 de Setembro de 2015 com 78 anos. Com ele acabou também o projecto da &etc que fechou portas e entregou todo o seu catálogo à Letra Livre. Façam busca pelo seu nome e vão ficar surpreendidos com este personagem singular e último testemunho de uma época maior da nossa história literária.

Sem comentários: